quinta-feira, 12 de abril de 2012

0

Um pouco sobre Leonardo da Vinci

imageLeonardo di Ser Piero da Vinci ou simplesmente Leonardo da Vinci, nasceu em 15 de abril de 1452, supostamente, segundo alguns historiadores, em Anchiano, um vilarejo do município de Vinci, província de Florença, na Itália. Morreu em 2 de maio de 1519 em Amboise, França.

Filho ilegítimo de Piero da Vinci, um notário, e Caterina, uma camponesa, foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza (Ludovico il Moro), em Milão; trabalhou posteriormente em Veneza, Roma e Bolonha, e passou seus últimos dias na França.

Foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, destacando-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas e mais reproduzidas.

imageNa década de 1490, Leonardo estudou matemática com seu amigo, o matemático Luca Pacioli e preparou uma série de gravuras para ilustrar o livro de Pacioli, De Divina Proportioni, publicado em 1509. Entre essas gravuras encontra-se a do Homem Vitruviano, tida como um ícone cultural, e  reproduzida por todas as partes do mundo.

O Homem Vitruviano representa um estudo das proporções humanas baseado no tratado recém-redescoberto do arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião (Vitruvius) acabou se tornando um dos seus trabalhos mais famosos e um símbolo do espírito renascentista. O desenho reproduz a anatomia humana conduzindo eventualmente ao desígnio do primeiro robô conhecido na história que veio a ser chamado de O Robô de Leonardo.

Leonardo é reverenciado por sua engenhosidade tecnológica; concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como, por exemplo, o protótipo de helicóptero e de um tanque de guerra. É considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas.

Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.

Para saber mais consulte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...